quinta-feira, 31 de maio de 2012

PMDB COMUNITÁRIO PARTICIPA DO DEBATE PÚBLICO FAVELA OU COMUNIDADE- DESIGUALDADES OU OPORTUNIDADES




Acontece nesta quinta-feira, dia 31, ás 19 horas, o debate público “Favela ou Comunidade- Desigualdades ou Oportunidades”, no Centro Cultural Rio para Todos, na Ladeira Santa Tereza, Lapa. O evento conta com os palestrantes Cel. Mário Sérgio Duarte,  ex- Comandante da Polícia Militar e do BOPE - Batalhão de Operações Especiais, do cineasta Rodrigo Felha, que produziu o Filme 5X Favela - "Agora nós por nós mesmos”, a deputada federal Benedita da Silva e o Presidente do Instituto Pereira Passos e  mentor do Projeto UPP Social, Ricardo Henriques. A proposta é debater o estigma sob uma ótica diferenciada com as lideranças comunitárias, movimentos de fomento e a população em geral. Traga sua contribuição neste debate público e democrático.

Você está convidado a participar deste evento!!Nesta quinta, ás 19 horas, bem debaixo dos Arcos da LAPA! 



terça-feira, 29 de maio de 2012

RIO + VERDE NESTE SÁBADO DIA 2 DE JUNHO

Décadas de descaso com o meio ambiente transformaram o Complexo Lagunar de Jacarepaguá em um dos maiores concentradores de esgoto e lixo do Estado. A poluição da região iniciou-se na década de 50, junto com a expansão populacional da Zona Oeste. Hoje, aquelas águas, berço de diversas espécies animais e vegetais, recebem diariamente cerca de 500 toneladas de esgoto. A Comlurb coleta aproximadamente 170 toneladas de lixo por dia. Ações como a construção de estações de tratamento de esgoto e a dragagem das lagunas já foram iniciadas pelo poder público, fazendo com que a despoluição deste ecossistema comece a se tornar uma realidade para os cariocas. Entretanto, de pouco adiantará limpar essa joia carioca se os moradores do seu entorno não tiverem consciência das suas responsabilidades com o meio ambiente e não a mantiverem limpa para sempre. Pensando nisso, o movimento Rio+Verde, criado por moradores do entorno do Complexo Lagunar das ilhas de Jacarepaguá, faz no sábado, dia 2 de Junho, das 09 horas às 17h, na Marina da Barra, ao lado da Ilha dos Pescadores, um mutirão de limpeza das lagos. Embarcações de até 20 pés partirão da Marina com destino às lagunas para recolherem lixo. Os três barcos que recolherem maior peso de lixo – que será pesado pela Comlurb e separado com destinação para a reciclagem – serão premiados com um motor de popa elétrico, uma bicicleta elétrica e um microcomputador. Além da Comlurb, várias empresa e associações locais, como AMAR, Assape, Grande Rio reciclagem, Eco BarraTur, Barra Sustentável, DRD Consultoria Ambiental, CS Advogados, entre outras, já apoiam o evento. O objetivo do Rio + Verde é promover a luta por um Rio mais limpo e ambientalmente sustentável. A limpeza às vésperas do início da Rio + 20, será a primeira de uma série de eventos que o movimento programa fazer daqui para a frente. Enquanto os barcos e Standups recolhem lixo nas lagoas, haverá em terra, dentro da Marina, várias atividades para adultos e crianças, como oficinas de teatro, artesanato a partir de materiais recicláveis, recreação, etc. A entrada é franca.



SEBRAE VAI AJUDAR QUEM QUISER ABRIR NEGÓCIO SUSTENTÁVEL NAS COMUNIDADES


Durante a Rio+20, instituição vai incentivar a abertura de empresas ecologicamente corretas e mostrar como as oportunidades podem ser aproveitadas por novos empreendedores

 Uma academia, um salão de beleza ou uma papelaria? Durante a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, o Sebrae vai apresentar aos participantes iniciativas com foco nesse tema. É o caso das 20 Ideias de Negócios Sustentáveis, que reúne informações, orientações e dicas essenciais para quem pretende abrir uma micro empresa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. "Hoje, produtos sustentáveis representam um importante nicho de mercado. No futuro próximo, será mais do que um nicho; será padrão exigido pelos consumidores. Há muitas oportunidades de negócios a explorar", avalia o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. 
Criado em 2007, o espaço que reúne as Ideias de Negócios aparece entre os links mais acessados do Portal Sebrae. Com média de duas mil visitas por dia, o endereço virtual traz informações úteis a quem pensa em se dedicar ao empreendedorismo. Com ênfase no desenvolvimento de atividades sustentáveis, as 11 ideias que já estavam no catálogo foram atualizadas e mais nove, criadas. Sugestões para lavanderia, pousada, indústria de reaproveitamento de resíduos, organizadora de eventos carbono neutro e carpintaria verde fazem parte da lista. "Essas ideias resultam de pesquisas e trazem orientações sobre questões referentes ao empreendimento. Têm a finalidade de estimular os empreendedores brasileiros a considerarem práticas sustentáveis como algo fundamental para que seus negócios se desenvolvam", destaca o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Os visitantes da conferência poderão consultar o material  no espaço da Feira do Empreendedor Rio +20, que será montado no Parque do Flamengo, Zona Sul do Rio.
Negócios Sustentáveis
• Lavanderia
• Pousada
• Fábrica de Cerâmica
• Fábrica de Embalagens Ecológicas
• Fábrica de Aquecedor Solar
• Restaurante Natural
• Lava-Jato
• Produção de Biojoias
• Hotel Fazenda
• Reciclagem de lixo eletrônico
• Gráfica
• Fábrica de Cosméticos Ecológicos
• Indústria de Pavimento Ecológico
• Fábrica de Calçados Ecológicos
• Retífica Ecológica
• Indústria de Reaproveitamento de Resíduos
• Coleta e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil
• Carpintaria Verde
• Fábrica de Conservas
• Organizadora de Eventos Carbono Neutro 

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS COMUNIDADES CARIOCAS SERÃO MOSTRADAS NA RIO + 20


Cultivo de hortas orgânicas, mobilização comunitária para realização de eventos, fortalecimento do comércio local e utilização de transportes coletivos e de bicicletas. Esses e outros exemplos de práticas sustentáveis encontradas em comunidades cariocas serão apresentados em um vídeo que está sendo produzido pela ONG Comunidades Catalisadoras (Comcat). As imagens serão exibidas durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que começa no da 13 de junho, no Rio de Janeiro. De acordo com a filósofa Roseli Franco, diretora de redes da Comcat, o objetivo da iniciativa é despertar um processo de conscientização sobre os valores positivos das comunidades e compartilhar com toda a sociedade formas de se preservar o meio ambiente em ações cotidianas. Ela ressaltou que a maior parte dessas boas práticas de sustentabilidade surge  de forma orgânica, devido às necessidades dos moradores.
“O Rio de Janeiro é a cidade com o maior número de pessoas morando em comunidades, pouco mais de 1,3 milhão de habitantes, cerca de 22% da população total. Essas pessoas são, em sua grande maioria, os trabalhadores que fazem a cidade funcionar ao prestarem inúmeros serviços essenciais”, destacou. Para Roseli Franco “já não é aceitável” que quase um quarto da população carioca continue vivendo “sob o estigma de favelado”. “Esta percepção alimenta uma mentalidade antidemocrática, limitada e limitante que não considera todos os habitantes da cidade cidadãos plenos”, acrescentou. Os vídeos serão roteirizados e produzidos pela equipe da Comcat em conjunto com as lideranças comunitárias. Para selecionar as práticas que serão apresentadas, a ONG está recebendo sugestões de imagens enviadas por representantes e moradores das comunidades cariocas.



segunda-feira, 28 de maio de 2012

DESAFIO PELA PAZ NO ALEMÃO REÚNE 2 MIL CORREDORES


Cerca de dois mil corredores participaram do Desafio da Paz, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, na manhã deste domingo (27). O secretário da Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame participou da corrida.
Atletas profissionais e campeões como Jadel Gregório participaram do desafio, que reuniu participantes de várias partes do mundo em um percurso de 5 km de corrida.
Na categoria geral feminina a vencedora foi a queniana Maurine Kitchumba, que fez o percurso em 21 minutos e nove segundos. Entre os homens da categoria a vitória foi para Valério de Souza Fabiano, com tempo de 17 minutos e 19 segundos.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

PMDB COMUNITÁRIO- O MOVIMENTO DAS COMUNIDADES CARIOCAS


O PMDB Comunitário foi criado em 26 de setembro de 2011 com o objetivo de dar voz ás comunidades cariocas representadas por centenas de líderes comunitários que militam no partido. Dar legitimidade ás representações comunitárias dentro do partido era uma antiga reivindicação dos militantes desta área. Idealizado pelo presidente do PMDB/RJ Jorge Picciani e pelo presidente da FUG -Fundação Ulisses Guimarães Amaury Cardoso, o movimento no frescor de seu tempo e com a boa vontade de seus líderes vêm tomando corpo e conquistando novos adeptos com suas mobilizações em prol de ações sociais que participa, quer seja na área de saúde, educacional, ambiental e cultural. Com líderes jovens e motivados, a maioria oriundos do JPMDB, entre eles a presidente estadual do Comunitário Roberta Ferreira e a secretária geral Arícia Valle, o movimento amplia seus ideais e suas áreas de atuação. Segundo a presidente do PMDB Comunitário Estadual Roberta Ferreira, “estamos viabilizando ações para conscientização do voto para o pleito municipal, eventos para popularizar as mídias acessíveis para democratização de informações relevantes, reforçaremos ações ambientais feitas por ONG´s e governos nas comunidades cariocas, estamos envolvidos em balcões de empregos e na formação de novos líderes com os cursos da FUG. Estamos também inaugurando núcleos na Baixada (Belford Roxo), no interior (Vassouras) e na região dos Lagos (Cabo Frio). Só formando cidadãos mais conscientes, politizados e com foco na cidadania vamos conseguir cada vez mais transformar nossas realidades. É um trabalho de repetição, difusão de informação á quem é carente dela e disseminação de valores. Estamos focados nisto”, disse ela.
                O PMDB Comunitário assume o compromisso de viabilizar os cursos e palestras de formações políticas, fazendo chegar até as comunidades este tipo treinamento de forma gratuita. O estímulo e o engajamento são fundamentais. Grande parte dos militantes do  movimento são líderes comunitários ou agentes comunitários, e estão envolvidos na tarefa de agregar a experiência diária que possuem na lida com as comunidades aos valores políticos e sociais que acumularam ao longo da jornada partidária. Esta é a receita do trabalho do Comunitário. “Procuramos dar exemplo aos nossos seguidores, orientando e estimulando á todo momento as pessoas de nossas comunidades que nos procuram diariamente. Sabemos que nelas existem líderes natos que podem participar de fóruns e conselhos de gestores de políticas públicas, dando sua contribuição nos novos desafios que estão colocados para a nossa cidade. Conseguir traduzir em políticas públicas os anseios de quem mora nas comunidades cariocas será tarefa mais fácil se quem vive nelas for ouvido e respeitado, e é isso que estimulamos”, disse a presidente estadual do PMDB Comunitário Roberta Ferreira, que também é presidente da associação de moradores da comunidade do Borel.
“A gênesis do trabalho comunitário é a solidariedade humana. A vontade de lutar pelo bem comum e a sensibilidade de saber ouvir e procurar soluções para os anseios do coletivo, prezando pelos valores democráticos”.

PMDB Comunitário faça parte deste movimento. Faça mais por sua comunidade, por quem mora nela e por você!


quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROGRAMAÇÃO PARA COMUNIDADES PACIFICADAS DURANTE A RIO + 20


    Moradores de seis comunidades pacificadas do Rio de Janeiro vão participar de atividades paralelas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho, com fóruns de discussão, apresentações culturais, feiras e oficinas. As comunidades do Chapéu- Mangueira e Babilônia vão abrigar desfile com roupas e acessórios sustentáveis criados por moradores da comunidade e leilão de duas peças feitas em tecido de garrafa pet, entre os dias 14 e 15 de junho. A programação inclui ainda debates sobre o futuro do planeta e oficinas de reaproveitamento de alimentos, intitulado o Bate-papo “Favela” e contará com a participação de jovens de outras regiões pacificadas, da Baixada e de estrangeiros. 
   No dia 18 de junho, a Chácara do Céu, na zona sul, vai receber o roteiro Arrastão Cultural, que levará visitantes ao parque do Penhasco Dois Irmãos. Segundo o Governo do Estado, o local, que é uma reserva de Mata Atlântica, foi reflorestado pelos próprios moradores. Outro destaque do roteiro da Rio+20 é um passeio ao Vidigal onde será possível visitar a área de lazer, conhecida como Sitiê, um antigo lixão que foi reflorestado após mobilização popular. Os visitantes poderão conferir mesas feitas com rodas de bicicleta, bancos de garrafa pet e uma escada construída com pneus descartados.










ESTUDANTE DA COMUNIDADE DO ALEMÃO LEVARÁ A TOCHA OLÍMPICA DE LONDRES

O estudante e blogueiro Rene Silva, 18 anos será um dos quatro brasileiros que carregará a tocha olímpica na capital inglesa, sede dos Jogos deste ano. O jovem, que ganhou notoriedade ao narrar em tempo real a ocupação do Alemão pelo Twitter, em 2010, e por ter criado o jornal comunitário ‘Voz da Comunidade’, representará o Brasil entre os 8 mil revezadores da chama. A tocha passa, desde 19 de maio, por cidades da Inglaterra e chegará ao Estádio Olímpico de Londres no dia 27 de julho, marcando a abertura da 30ª edição dos Jogos.
Além de Rene, participarão mais três personalidades brasileiras: Sebastião dos Santos (Tião), Eduarda Cavalcanti (Duda) e Marcos André França da Silva (Marquinhos). Eles foram selecionados pela Coca-Cola, uma das patrocinadoras do evento, por serem considerados exemplos. “Não imaginava que isso aconteceria. Sempre via artistas e atletas carregando a tocha. Estou muito feliz em representar o País e a minha comunidade”, declarou Rene.

Histórias de Vidas
Os brasileiros que vão a Londres foram escolhidos por terem driblado adversidades da vida. Morador do Adeus, Rene ganhou o prêmio ‘Shorty Awards’, o Oscar do Twitter, em 2011. Em 2005, criou o jornal ‘Voz da Comunidade’ e em 2011, blog de mesmo nome, sobre ações sociais nas favelas. Tião foi personagem do documentário ‘Lixo Extraordinário’, indicado ao Oscar, mostrando ao mundo o valor dos catadores. De origem humilde, Duda foi campeã com o time do Volta Redonda da Copa Coca-Cola, em 2011. E o pernambucano Marquinhos venceu o caminho das drogas e hoje é instrutor para o mercado de varejo.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

ACADEMIA NA PRAÇA PARA CUIDAR DA SAÚDE DOS MORADORES DE COMUNIDADES CARIOCAS


O projeto Academia nas Praças, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, chegou à Via Ápia, na Rocinha.  Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, ONG Arte e Vida e Banco Santander possibilitou a instalação de equipamentos de musculação numa área de 24 metros quadrados, com grama sintética, seis bancos e uma mureta, que circunda a academia. Para o coordenador do projeto, Manuel Coutinho, a ação é uma intervenção importante, “nosso objetivo é facilitar a prática da atividade física saudável a uma população que geralmente não tem acesso”. Além da Rocinha, duas comunidades que já recebem a UPP -Cidade de Deus e  Complexo do Alemão- também contam com o projeto Academia nas Praças. Com aproximadamente 3500 inscritos, a maioria das atividades de musculação na Cidade de Deus é exercida por jovens. Caso de Johnny Pereira, que aprovou a iniciativa. “Muitos não têm como pagar mensalmente uma academia com essa estrutura”, explicou. No Complexo do Alemão a academia existe há um ano e a estimativa é que cerca de 4 mil moradores se beneficiam com o projeto.
Para utilizar os aparelhos, o morador pode se inscrever gratuitamente nas academias munido de identidade e CPF. Depois de conhecer os equipamentos – cadeira extensora, mesa flexora, panturrilheira, barra, paralela, supino, máquina de supino, supino inclinado, remada, máquina de desenvolvimento para as costas e hack de agachamento (adequado para o desenvolvimento de pernas e coxas) – os interessados têm um prazo de 30 dias para entregar o atestado médico ao professor. Após responder a um questionário de avaliação de risco estarão autorizados à prática de exercícios físicos sempre supervisionados por um profissional de educação física.


EXPOSIÇÃO GRATUITA NA CINELÂNDIA ATRAI MILHARES DE PESSOAS



O centro do Rio de Janeiro, mas precisamente na Cinelândia, está recebendo a exposição "A Terra Vista do Céu", do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. Trata-se de uma exposição fotográfica com 130 imagens de todo o mundo. A mostra revela tanto as belezas do mundo inteiro quanto a degradação da natureza, causada pelas ações do homem. O público poderá admirar gratuitamente as imagens, de grandes dimensões, tiradas de helicópteros. Essas imagens revelam um novo planeta incrivelmente belo e, ao mesmo tempo, terrivelmente frágil. A exposição já foi vista por 120 milhões de pessoas em 110 países e de acordo com o autor, propõe uma reflexão das mudanças ocorridas no planeta nos últimos 20 anos.

A exposição vai até o dia 24 de Junho e é uma parada obrigatoria pra quem trabalha nas proximidades da Cinelândia!
 

SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO ABRE VAGAS PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA


A Secretaria Estadual de Turismo abriu licitação para 1.230 oportunidades em cursos de capacitação nos municípios do Rio, Itaperuna e Teresópolis. Só no Rio são 900 vagas. Com os adventos turísticos que o Rio vai receber nos próximos anos estes cursos irão formar mão de obra qualificada para atender o mercado. Os cursos terão carga horária de 200 horas e 10% das vagas serão exclusivas para portadores de deficiências. Segundo o secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, esta é a primeira ação da Setur-RJ voltada para a capacitação dos profissionais da área turística.
- O Rio de Janeiro será contemplado com 73% do total de alunos. Como a cidade vai receber nos próximos anos vários mega eventos é de extrema importância que os profissionais estejam capacitados para receber o grande fluxo de turistas que receberemos. Ainda segundo Ázaro, no mínimo 30% dos alunos serão, por meta contratual, inseridos no mercado do trabalho após a conclusão dos cursos.
Haverá curso de atendente de telemarketing, auxiliar administrativo informatizado, auxiliar de produção, controlador de armazenamento e depósito, preparador de ingredientes, auxiliar de confeiteiro, camareiro e arrumadeira de hotéis, garçom e recepcionista.
Além do conteúdo específico de cada uma das ocupações fazem parte do componente curricular assuntos ligados às cidades participantes dos cursos, orientação profissional, normas de segurança de trabalho e direitos humanos, sociais e trabalhistas. Os cursos serão realizados através de um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Estado de Turismo.
O edital para esses cursos foi publicado no Diário Oficial do estado no último dia 18/05 e está também disponível no site da Setur-RJ www.rj.gov.br/turismo





terça-feira, 22 de maio de 2012

PMDB COMUNITÁRIO EMPOSSA DIRETÓRIO DE BELFORD ROXO


Na sexta-feira, 11 de maio, o PMDB Comunitário Estadual empossou o primeiro diretório do movimento na Baixada Fluminense. Estiveram presentes no evento a presidente do PMDB Comunitário Estadual Roberta Ferreira, a secretária geral Arícia Valle, o presidente do JPMDB de Belford Roxo Alysson, líderes comunitários e populares. O evento que deu posse à Vera Baiana, como presidente municipal, aconteceu na sede do movimento na Rua Benjamim Pinto Dias, 1471. A presidente do PMDB Comunitário Estadual Roberta Ferreira disse que o trabalho está só começando ”junto com a Fundação Ulisses Guimarães o diretório estadual já formou cerca de 40 pessoas no curso de formação política que fizemos no município e estamos fomentando o curso de agente de cidadania para os moradores. A Vera e sua diretoria têm um papel fundamental, sendo os nossos braços, aqui no município e nas mais de 223 comunidades de Belford Roxo”, disse ela.

Vera Baiana milita desde a década de 80 em políticas sociais para mulheres em Belford Roxo e falou que está motivada para trabalhar em prol das comunidades de seu município, levando as demandas para o partido e atuando em conjunto com o diretório estadual nas questões da saúde da mulher, da família e das representações comunitárias no pleito deste ano. Vera disse que “estou satisfeita e feliz de perceber que o PMDB como partido inovador que é, teve a sensibilidade de criar este movimento comunitário de bases. São nas comunidades que vivem as pessoas mais simples e que necessitam que o poder público chegue, e nós somos a ponta entre elas e os líderes políticos. Com o apoio do PMDB, Belford Roxo já está recebendo obras importantes”, disse Vera.

O novo diretório municipal esteve presente nesta semana, numa café da manhã com a tenente- coronel PM Célia Gonçalves Rodrigues, comandante do 39º BPM, que se prontificou em colaborar e abraçar as causas sociais propostas pelo movimento. O diretório municipal também recebeu sinal verde da presidente estadual para montar cinco núcleos no município, são eles: Centro de Belford Roxo, Vila Paulina, Quebra Coco, Vila Maia e Areia Branca.