O PMDB Comunitário foi criado em 26 de setembro de 2011 com o objetivo de dar voz ás comunidades cariocas representadas por centenas de líderes comunitários que militam no partido. Dar legitimidade ás representações comunitárias dentro do partido era uma antiga reivindicação dos militantes desta área. Idealizado pelo presidente do PMDB/RJ Jorge Picciani e pelo presidente da FUG -Fundação Ulisses Guimarães Amaury Cardoso, o movimento no frescor de seu tempo e com a boa vontade de seus líderes vêm tomando corpo e conquistando novos adeptos com suas mobilizações em prol de ações sociais que participa, quer seja na área de saúde, educacional, ambiental e cultural. Com líderes jovens e motivados, a maioria oriundos do JPMDB, entre eles a presidente estadual do Comunitário Roberta Ferreira e a secretária geral Arícia Valle, o movimento amplia seus ideais e suas áreas de atuação. Segundo a presidente do PMDB Comunitário Estadual Roberta Ferreira, “estamos viabilizando ações para conscientização do voto para o pleito municipal, eventos para popularizar as mídias acessíveis para democratização de informações relevantes, reforçaremos ações ambientais feitas por ONG´s e governos nas comunidades cariocas, estamos envolvidos em balcões de empregos e na formação de novos líderes com os cursos da FUG. Estamos também inaugurando núcleos na Baixada (Belford Roxo), no interior (Vassouras) e na região dos Lagos (Cabo Frio). Só formando cidadãos mais conscientes, politizados e com foco na cidadania vamos conseguir cada vez mais transformar nossas realidades. É um trabalho de repetição, difusão de informação á quem é carente dela e disseminação de valores. Estamos focados nisto”, disse ela.
O PMDB Comunitário assume o compromisso de viabilizar os cursos e palestras de formações políticas, fazendo chegar até as comunidades este tipo treinamento de forma gratuita. O estímulo e o engajamento são fundamentais. Grande parte dos militantes do movimento são líderes comunitários ou agentes comunitários, e estão envolvidos na tarefa de agregar a experiência diária que possuem na lida com as comunidades aos valores políticos e sociais que acumularam ao longo da jornada partidária. Esta é a receita do trabalho do Comunitário. “Procuramos dar exemplo aos nossos seguidores, orientando e estimulando á todo momento as pessoas de nossas comunidades que nos procuram diariamente. Sabemos que nelas existem líderes natos que podem participar de fóruns e conselhos de gestores de políticas públicas, dando sua contribuição nos novos desafios que estão colocados para a nossa cidade. Conseguir traduzir em políticas públicas os anseios de quem mora nas comunidades cariocas será tarefa mais fácil se quem vive nelas for ouvido e respeitado, e é isso que estimulamos”, disse a presidente estadual do PMDB Comunitário Roberta Ferreira, que também é presidente da associação de moradores da comunidade do Borel.
“A gênesis do trabalho comunitário é a solidariedade humana. A vontade de lutar pelo bem comum e a sensibilidade de saber ouvir e procurar soluções para os anseios do coletivo, prezando pelos valores democráticos”.
PMDB Comunitário faça parte deste movimento. Faça mais por sua comunidade, por quem mora nela e por você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário