Começou
a operar na manhã desta quarta-feira o primeiro corredor BRT (Bus Rapid
Transit ou trânsito rápido de autocarros/ônibus) da cidade, a Transoeste.
A via expressa de ônibus reduz em mais de 50% o tempo de viagem entre
a Barra e Santa Cruz. O sistema será implantado aos poucos e nesta primeira fase os
ônibus só vão circular até ás 15h. Primeiramente, os passageiros vão
poder usar nove estações: Pingo D’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra,
Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada. Os coletivos
têm ar condicionado e comportam 140 passageiros. A expectativa é de que 120 mil
passageiros por dia usem o Transoeste.
A segunda fase começa dia 23 com as
linhas Santa Cruz-Alvorada. Atenção não há venda nos ônibus, quem for usar
o Transoeste deve ficar atento: não haverá venda de passagem nos ônibus BRT.
Passageiros sem RioCard ou Bilhete Único terão que comprar a passagem nas
bilheterias das estações. A tarifa de Bilhete Único (R$ 2,75) vai permitir o
uso de até três conduções. Assim, no período de duas horas, o passageiro poderá
fazer duas viagens com ônibus — alimentadora e comum — e uma da BRT. Os ônibus
alimentadores vão levar os usuários dos bairros da Zona Oeste até o BRT. Nestas
linhas, ao pagar a passagem, o passageiro receberá o cartão eletrônico para
passar na catraca das estações do Transoeste. O cartão será utilizado até o
destino final. O mesmo modelo vale para o Rio Card.
Começou
a operar na manhã desta quarta-feira o primeiro corredor BRT (Bus Rapid
Transit ou trânsito rápido de autocarros/ônibus) da cidade, a Transoeste.
A via expressa de ônibus reduz em mais de 50% o tempo de viagem entre
a Barra e Santa Cruz. O sistema será implantado aos poucos e nesta primeira fase os
ônibus só vão circular até ás 15h. Primeiramente, os passageiros vão
poder usar nove estações: Pingo D’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra,
Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada. Os coletivos
têm ar condicionado e comportam 140 passageiros. A expectativa é de que 120 mil
passageiros por dia usem o Transoeste.
A segunda fase começa dia 23 com as linhas Santa Cruz-Alvorada. Atenção não há venda nos ônibus, quem for usar o Transoeste deve ficar atento: não haverá venda de passagem nos ônibus BRT. Passageiros sem RioCard ou Bilhete Único terão que comprar a passagem nas bilheterias das estações. A tarifa de Bilhete Único (R$ 2,75) vai permitir o uso de até três conduções. Assim, no período de duas horas, o passageiro poderá fazer duas viagens com ônibus — alimentadora e comum — e uma da BRT. Os ônibus alimentadores vão levar os usuários dos bairros da Zona Oeste até o BRT. Nestas linhas, ao pagar a passagem, o passageiro receberá o cartão eletrônico para passar na catraca das estações do Transoeste. O cartão será utilizado até o destino final. O mesmo modelo vale para o Rio Card.
A segunda fase começa dia 23 com as linhas Santa Cruz-Alvorada. Atenção não há venda nos ônibus, quem for usar o Transoeste deve ficar atento: não haverá venda de passagem nos ônibus BRT. Passageiros sem RioCard ou Bilhete Único terão que comprar a passagem nas bilheterias das estações. A tarifa de Bilhete Único (R$ 2,75) vai permitir o uso de até três conduções. Assim, no período de duas horas, o passageiro poderá fazer duas viagens com ônibus — alimentadora e comum — e uma da BRT. Os ônibus alimentadores vão levar os usuários dos bairros da Zona Oeste até o BRT. Nestas linhas, ao pagar a passagem, o passageiro receberá o cartão eletrônico para passar na catraca das estações do Transoeste. O cartão será utilizado até o destino final. O mesmo modelo vale para o Rio Card.
Nenhum comentário:
Postar um comentário