quarta-feira, 27 de junho de 2012

MADUREIRA GANHA PRIMEIRO PARQUE SUSTENTÁVEL DO RIO


              O Parque de Madureira foi inaugurado no último sábado, dia 23, e passa a ser a terceira maior área verde da cidade, ocupa uma área próxima à linha do trem e era uma reivindicação antiga dos moradores do bairro. O Parque de Madureira teve um projeto sustentável, e foi construído pensando em reaproveitar a água e economizar energia elétrica. Com 93 mil metros quadrados, área equivalente a 12 campos de futebol, o Parque de Madureira só é menor do que o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista. Foram plantadas 432 árvores e há laguinhos e chafarizes. O parque tem brinquedos, uma biblioteca virtual, ciclovia, quadras poliesportivas, de futebol society e também de vôlei de praia, além de equipamentos de musculação. Além disso, o parque também conta com uma pista de skate que impressionou até profissionais do esporte. As paredes e o teto das construções vão ser revestidos de vegetação, como no Centro Educativo Ambiental, o que ajuda a diminuir a temperatura do lado de dentro. Em cima de cada um dos telhados vai haver um sistema de captação de água da chuva, que vai ajudar a irrigar toda a área verde. A iluminação vai ser com lâmpadas “led”, muito mais duráveis e econômicas.      

         Dentro do parque, foi construída uma área chamada Praça do Samba. Madureira é um bairro conhecido pela boemia e por ter revelado grandes nomes do samba. A Portela, uma das maiores campeãs do carnaval carioca, surgiu no bairro e tem duas quadras para ensaios em Madureira. O Império Serrano, outra tradicional escola da cidade, também foi criada por sambistas do bairro.
Na manhã deste domingo, vários sambistas se apresentaram na inauguração do parque, entre eles Wilson Moreira e as velhas guardas da Portela e do Império Serrano. Ao longo do dia, outros nomes do samba vão se apresentar. O Parque de Madureira fica na Rua Soares Caldeira, 115. Nesta primeira sema, o parque vai funcionar de 7h às 17h, mas fecha na segunda-feira. Depois, o horário de funcionamento passa a ser de terça a sexta, das 5h à meia-noite; sábados, o dia todo; e domingo até meia-noite.



COMUNIDADES DA COROA, FALLET E FOGUETEIRO RECEBEM A CAMPANHA RIO + LIMPO


As comunidades do Fallet, Fogueteiro e Coroa, no Centro do Rio, recebem neste sábado, 30 de junho a campanha Rio+Limpo. Esse será o terceiro mutirão da limpeza, que já passou pelas comunidades dos Macacos, em Vila Isabel, e do São Carlos, no Estácio. O primeiro mutirão recolheu 82 toneladas de lixo no São Carlos, nos Macacos foram recolhidas 55 toneladas e teve a participação de centenas de voluntários. O trabalho da Comlurb continuou nas semanas seguintes com a implementação de um novo sistema de recolhimento de lixo. 
Para os voluntários que vão ajudar no sábado, o ponto de encontro é na Rua dos Coqueiros, na saída do Túnel Santa Bárbara, em frente à creche Lily Marinho, no Catumbi, às 8h30. De lá todos seguem em grupos até os pontos de atuação. O mutirão está programado para começar às 09h30 e encerrar por volta de 13h. A recomendação para quem quiser participar é usar sapato fechado, roupa fresca, calça, protetor solar e boné. Além disso, é recomendado ingerir água a cada 30 minutos, que será fornecida pela organização. 
Para chegar ao ponto de encontro vão ser disponibilizados ônibus gratuitos saindo de diversos pontos da cidade às 8h. Os pontos de saída são: Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Parque dos Patins; Rua São Clemente, em Botafogo e Praça Saens Pena, na Tijuca. Os pontos principais de atuação nas três comunidades vão ser a Praça do Gordo, na Coroa; o Rio Papa Couve, no Fallet; e a Travessa Marrocos, no Fogueteiro.
        O Rio +Limpo é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, Globo Rio, em parceria com a sociedade civil, a Comlurb, os fuzileiros navais, o Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e a Central Única das Favelas (Cufa).
 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

RIO SEM MISÉRIA BENEFICIA MILHARES DE PESSOAS EM TODO O ESTADO

As famílias selecionadas para participar do programa Rio Sem Miséria são chefiadas por mulheres, 24,41% têm entre 30 e 49 anos, e 89,64% vivem em áreas urbanas. Dentre os beneficiados, 73,03% são negros e pardos. A maior parte não completou sequer o Ensino Fundamental e não está inserida no mercado de trabalho formal. As condições de habitação também chamam a atenção: 28,2% não têm água encanada e utilizam poços ou nascentes, enquanto 40% não têm rede de esgoto nem luz legalizada. Em 61,65% das casas, o piso ainda é de terra. Para a superintendente de Renda da Cidadania, Ana Vieira, essas famílias não conseguiriam sair da situação de pobreza extrema sem o apoio do Estado.

– Os dados mostram que essas pessoas vivem em condições muito aquém do que deveria ser e isso afeta a saúde, o bem-estar e a dignidade delas. E com a ajuda do Estado esse quadro está mudando – disse Ana.
Lançado em 2011, inicialmente em Japeri, Belford Roxo, São Gonçalo e Magé, o programa chegou a 52 municípios fluminenses em 2012. Para isso, o investimento estadual é de R$ 250 milhões por ano.

– O Rio sem Miséria representa um marco em termos de políticas públicas no nosso estado, não só por ser o primeiro plano estadual do País voltado a combater a pobreza extrema, mas porque consegue aliar transferência de renda, desenvolvimento econômico e capacitação profissional em um único programa. O sucesso dessa iniciativa é fruto do nosso esforço de coordenação junto ao governo federal e às prefeituras, com apoio do setor privado. Graças a essa parceria, fomos o primeiro estado do Brasil a cumprir a meta de superação da pobreza extrema fixada pela União e estamos trabalhando duro para que, até 2014, a miséria seja erradicada do Rio de Janeiro – afirmou o governador Sérgio Cabral.


Foto: Rogério Santana




COMPLEXO DA PENHA GANHA DUAS UPPS NESTA QUARTA-FEIRA


No lançamento da nova estação ferroviária de Manguinhos, neste domingo, o Governador Sérgio Cabral anunciou que irá inaugurar as Unidades de Polícia Pacificadora das localidades Chatuba e morros Fé e Sereno, no Complexo da Penha, no dia 27 de junho, quarta-feira, às 10h. Cabral disse ainda que a UPP da Rocinha será instalada até o final do ano.

- Semana que vem, eu e o secretário Beltrame iremos inaugurar mais duas UPPs, no dia 27 de junho. Com isso, o Exército Brasileiro vai sair do Complexo do Alemão e da Penha. Já a UPP da Rocinha será inaugurada até o final do ano, ainda não há data, estamos dependendo da estratégia do Secretário de Segurança - disse.


Já foram instaladas no Complexo do Alemão quatro unidades de polícia pacificadora. São elas: Fazendinha, Nova Brasília, Adeus/Baiana, e Alemão.

Fonte: Governo do Estado





segunda-feira, 11 de junho de 2012

RIO + 20 NAS COMUNIDADES CARIOCAS


Moradores de seis comunidades do Rio de Janeiro vão participar de atividades paralelas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho, com fóruns de discussão, apresentações culturais, feiras e oficinas. As comunidades do Chapéu- Mangueira e Babilônia vão abrigar desfile com roupas e acessórios sustentáveis criados por moradores da comunidade e leilão de duas peças feitas em tecido de garrafa pet, entre os dias 14 e 15 de junho. A programação inclui ainda debates sobre o futuro do planeta e oficinas de reaproveitamento de alimentos, intitulado o Bate-papo “Favela” e contará com a participação de jovens de outras regiões pacificadas, da Baixada e de estrangeiros. 
   No dia 18 de junho, a Chácara do Céu vai receber o roteiro Arrastão Cultural, que levará visitantes ao parque do Penhasco Dois Irmãos. Segundo o Governo do Estado o local que é uma reserva de Mata Atlântica foi reflorestado pelos próprios moradores. Outro destaque do roteiro da Rio+20 é um passeio ao Vidigal onde será possível visitar a área de lazer, conhecida como Sitiê, um antigo lixão que foi reflorestado após mobilização popular. Os visitantes poderão conferir mesas feitas com rodas de bicicleta, bancos de garrafa pet e uma escada construída com pneus descartados.


VÍDEO DE COMUNIDADES CARIOCAS SERÁ APRESENTADO NA CÚPULA DOS POVOS


Cultivo de hortas orgânicas, mobilização comunitária para realização de eventos, fortalecimento do comércio local e utilização de transportes coletivos e de bicicletas. Esses e outros exemplos de práticas sustentáveis encontradas em comunidades cariocas serão apresentados em um vídeo que está sendo produzido pela ONG Comunidades Catalisadoras (Comcat). As imagens serão exibidas durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que começa no da 13 de junho, no Rio de Janeiro. De acordo com a filósofa Roseli Franco, diretora de redes da Comcat, o objetivo da iniciativa é despertar um processo de conscientização sobre os valores positivos das comunidades e compartilhar com toda a sociedade formas de se preservar o meio ambiente em ações cotidianas. Ela ressaltou que a maior parte dessas boas práticas de sustentabilidade surge  de forma orgânica, devido às necessidades dos moradores.
“O Rio de Janeiro é a cidade com o maior número de pessoas morando em comunidades, pouco mais de 1,3 milhão de habitantes, cerca de 22% da população total. Essas pessoas são, em sua grande maioria, os trabalhadores que fazem a cidade funcionar ao prestarem inúmeros serviços essenciais”, destacou. Para Roseli Franco “já não é aceitável” que quase um quarto da população carioca continue vivendo “sob o estigma de favelado”. “Esta percepção alimenta uma mentalidade antidemocrática, limitada e limitante que não considera todos os habitantes da cidade cidadãos plenos”, acrescentou. Os vídeos serão roteirizados e produzidos pela equipe da Comcat em conjunto com as lideranças comunitárias. Para selecionar as práticas que serão apresentadas, a ONG está recebendo sugestões de imagens enviadas por representantes e moradores das comunidades cariocas.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

RIO GANHA PRIMEIRO BRT COM INAUGURAÇÃO DA TRANSOESTE


Começou a operar na manhã desta quarta-feira o primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit ou trânsito rápido de autocarros/ônibus) da cidade, a Transoeste. A via expressa de ônibus reduz em mais de 50% o tempo de viagem entre a Barra e Santa Cruz. O sistema será implantado aos poucos e nesta primeira fase os ônibus só vão circular até ás 15h. Primeiramente, os passageiros vão poder usar nove estações: Pingo D’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada. Os coletivos têm ar condicionado e comportam 140 passageiros. A expectativa é de que 120 mil passageiros por dia usem o Transoeste. 
A segunda fase começa dia 23 com as linhas Santa Cruz-Alvorada. Atenção não há venda nos ônibus, quem for usar o Transoeste deve ficar atento: não haverá venda de passagem nos ônibus BRT. Passageiros sem RioCard ou Bilhete Único terão que comprar a passagem nas bilheterias das estações. A tarifa de Bilhete Único (R$ 2,75) vai permitir o uso de até três conduções. Assim, no período de duas horas, o passageiro poderá fazer duas viagens com ônibus — alimentadora e comum — e uma da BRT. Os ônibus alimentadores vão levar os usuários dos bairros da Zona Oeste até o BRT. Nestas linhas, ao pagar a passagem, o passageiro receberá o cartão eletrônico para passar na catraca das estações do Transoeste. O cartão será utilizado até o destino final. O mesmo modelo vale para o Rio Card.
                


segunda-feira, 4 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA LEITE DE MÃE, LEITE DE VIDA NO BOREL

Começa dia 9 de junho e vai até 30 de julho a exposição fotográfica " Leite de Mãe, Leite de vida". A entrada é franca. Espalhada no caminho do cotidiano dos moradores do Terreirão, Chácara do Céu e Casa Branca, na comunidade do Borel, uma exposição fotográfica promovida pelo SESC Tijuca mostrará 40 fotos-painéis abordando o tema amamentação, com o apoio das ONGs Roda Viva e Jocum. Participe da abertura neste sábado(dia 9) ás 14 horas.






sábado, 2 de junho de 2012

RIO + VERDE FEZ MUTIRÃO DE LIMPEZA NO ENTORNO DO RIOCENTRO


O movimento Rio + Verde, criado por moradores do entorno do Complexo Lagunar da Barra – formado pelas lagoas da Tijuca, Jacarepaguá e Marapendi -, fizeram neste sábado, dia 2 de junho, um grande mutirão de limpeza dessas lagoas. A ação aconteceu durante todo o dia e a concentração foi na Marina da Barra, ao lado da Ilha dos Pescadores. A limpeza das Lagoas da Barra, que circundam o Riocentro, sede da Rio + 20, foi o primeiro de uma série de eventos que o movimento planeja fazer daqui para a frente. Diversas embarcações de até 20 pés partiram da Marina com destino às lagunas para recolherem o lixo. Os três barcos que coletaram a maior quantidade de lixo – que foram pesados pela Comlurb e o lixo separado com destinação para a reciclagem – foram premiados com um motor de popa elétrico, uma bicicleta elétrica e um microcomputador. Enquanto os barcos e standups recolheram o lixo nas lagoas, várias atividades ambientais para crianças como oficinas de teatro, artesanato a partir de materiais recicláveis e recreação ambiental animaram os participantes que prestigiaram o evento. Além da Comlurb, várias empresas e associações locais fizeram questão de contribuir na limpeza das lagoas da Barra e Jacarepaguá, que recebem diariamente cerca de 500 toneladas de esgoto e onde cerca de 170 toneladas de lixo são recolhidas por dia, só nesta região.